20 julho 2005

Interpretações primorosas sempre me fazem mudar o ânimo. E é assim que fico depois de ouvir Andrea Bocelli... Ele sempre vai além das aparências, entra no emocional das pessoas e, através da música, mostra que seu mundo, DEFINITIVAMENTE, não é escuro, mas muito visível, ensolarado, colorido, belíssimo!!! Sensibilidade de ver o que muitos olhos sãos (ou seriam doentes?!?) não vêem... Andrea vive no mundo da música... que somente quem compartilha pode entender. Aliás, ele já cantou isso no dueto em espanhol com a nossa brasileira Sandy, lembram?

“Vivo por ella sin saber
Si la encontré o me encontrado
Ya no recuerdo como fue
Pero al final me ha conquistado
Vivo por ella que me da
Toda mi fuerza de verdad
Vivo por ella y no me pesa...”


“Es la musa que te invita..
A sonhar com coisas lindas...
Em mi piano a veces triste...
La muerte no existe...
Si ella está aqui...”

“Vivo por ella que mi da
Fuerza, valor y realidad
Para sentirme un poco vivo...”

“Ella se ilama musica...
E ela me tem...
Vivo por ella créeme...
Por ela também..
Io vivo per lei..
Io vivo...
E viverei...”


Para os que não gostam, é uma pena. Meu conselho é que experimentem ouvi-lo. Bocelli é uma das mais belas vozes da música atual... E ele arrasa em qualquer língua... na italiana então, sem palavras. Quero colocar uns links aqui, mas ainda não sei como... Vou pedir um help para os amigos... mas enquanto não coloco as músicas, tentem ouvi-lo: Bocelli é inesquecível!!! INESQUECÍVEL!!!
Recomendações: “Il mare calma della sera”; “Vivere”, “Caruso”, “Con te partiró”; “Per amore”; “Le tue parole”; Vivo per lei”; “Romanza”; La lune che non c´é”; “Miserere” e a ária “E lucean le Stelle”, da ópera Tosca, de Puccini. Você dará um BRAVO para Bocelli.. tenho certeza!
Para provar o que digo... um trecho da matéria da Reuters sobre o cara:

Andrea Bocelli é o tenor que mais vende discos no mundo e sabe mais do que a maioria das pessoas sobre a popularização da música erudita. Mas o italiano, que já vendeu mais de 50 milhões de álbuns em todo o mundo, rejeita a chamada "pop ópera". Em entrevista, em Londres, Bocelli criticou os criadores do gênero que funde a música clássica com a popular. Apesar de frequentemente ser rotulado de cantor de "pop ópera", o mega-astro faz questão de manter os dois gêneros separados. "Para mim, a fusão de pop e clássico depende de dois fatores", disse Bocelli. "O primeiro é a escassez de novas idéias, que leva as pessoas a procurar o repertório clássico em busca de inspiração. O outro é o fato de alguém não conseguir tornar-se artista de primeiro escalão no campo clássico e, por isso, tentar fazer algo que possa ser descrito como 'mais ou menos clássico'."
(fonte: Reuters)

2 comentários:

Diogo disse...

oi same!

pois eh... o andrea. ele eh bom. eu gosto muito dele. pena que ele nao eh ocmpositor, mas ninguem eh perfeito, afinal o estupendo chico tem uma vozinha de taquara rachada, hehehe...

se todo mundo tivesse tudo, ninguem precisaria de ninguem.

ja que tu gostas de andrea, deixa eu te da ruma outra dica: Josh Groban--um baritono americano, bem mais jovem que andrea, que tbm canta em varia slinguas. ele tem um repertorio muito bom e eceletico, uma voz bem ampla (vantagens de ser baritono...heheheh) e uma insercao no mercado que alcanca a todos: eruditos e pops, sem ser pop opera. tem umas letras (que tbm nao sao dele, ele tampouco eh compositor...) vincent--belissima e me lembra de Jesus... So amis um detalhe: Josh ja cantou pro cirque...

beijos

samme disse...

Ei, Dio!!! Eu sei que tu gostas de Bocelli também. Vou dar uma vasculhada na net para achar as referências do Josh Groban e depois te conto minhas impressões. preciso da tua ajuda, amigo, pra aprender a inserir os links. Lembra que tu fizestes isso pra mim? Já tentei de tudo, mas não adianta... tem coisas que me acho burrinha nesse negócio de internet, blog e afins.