23 novembro 2005

SÃO LUÍS DE ENCANTOS




Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar – sozinho, à noite –
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.”



Ah, poeta, como tu cantastes bonito a nossa terra! Ela, verdadeiramente, tem primores e encantos como em nenhum outro lugar do mundo! “Modéstia à parte, seu moço, minha terra é uma belezinha...” (cit. João do Vale)


Bom... claro que tem inúmeros lugares belos nesse planetinha azul, mas em nenhum deles sinto o que sinto quando vejo a minha São Luís – fazer o quê, né, eu nasci nessa ilha onde o calor impera e o mar sempre está a beijá-la com suas ondas bravias... onde as pessoas se cumprimentam com abraços apertados... onde eu tenho amigos especiais... um lugar que eu olho ou penso e logo digo: “Aqui é a minha casa!”


Hoje passei pela Ponte do São Francisco (José Sarney) e o mar estava lindo! Cheio, com o sol forte do início da tarde batendo nas águas acinzentadas e com aquelas embarcações à vela passando no horizonte. Ah! Essa é uma das cenas cotidianas da minha cidade que mais AMO! Tem muitas outras, mas essa em especial faz eu dar um suspiro bem profundo e soltar um murmúrio: “Obrigada, Deus, por me fazer nascer aqui!”


Só quem mora em São Luís ou já passou pela ilha sabe o que digo, sabe o que sinto. Então, minha gente, é isso: um post para homenagear a minha ilha! Muitos outros ainda virão - sabe como é esse negócio de amor e paixão...



“Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.”

(Gonçalves Dias, em "Canção do Exílio")


Posted by Picasa

7 comentários:

Anônimo disse...

Esse cenário é mágico mesmo.
Temos tantos outros, o por-do-sol do antigo restaurante "Tia Maria", é ímpar!
Minha querida, um beijão pra vc.
Sua conterranea,
Ana Cláudia.

Anônimo disse...

Ei querida Samme
Estive ausente muito tempo deste mundo blogarquico, mas estou aqui e volta... e me deparo como um texto que expressa o sentimento de todo aquele que é apaixonado por essa terrinha que apesar de tão maltratada é tão nossa. Tenho chegado a conclusão depois de viagens e mais viagens... o quao lodovicense sou, o quanto o Maranhão faz parte de minha vida...
"Não permita Deus que eu morra sem que eu volte para lá"
Jana

Unknown disse...

Já rodei por muitos lugares, mas concordo com você, São Luís é maravilhosa mesmo.
Belo post no blog do Diogo, nem precisei acrescentar nada!
Um abraço!

Anônimo disse...

Oi, Same,
um dia eu ainda vou a Sao Luis.... pode me esperar que eu apareco aih! Deve ser muito bonito mesmo...

Abracao,

Lucas (amigo do Diogo)

Anônimo disse...

Ah! Errei seu nome! Eh com 2 mmmmms neh :)

samme disse...

Beijos Ana e Jana. Você são muito queridas.

Will, grande abraço e bem-vindo. A qual post você se refere???

Lucas!! Que bom tê-lo aqui. Adoro o teu blog. De verdade. Suscinto, mas muito bacana. Quando quiser vir à São Luís, não tem grilo. É só dizer que vc terá ótimos anfitriões e cicerones. Até lá, o Diogo já vai estar por aqui e a gente te leva pra conhecer a nossa ilha de encantos. Fechado??? Abração.

Anônimo disse...

Esse lugar é simplesmente maravilhoso, encatador que serviu de inspiração para muitos autores sendo considerada "atenas brasileira". Ilha do amor, onde a beleza e a simplicidade se fazem presente.