“Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar – sozinho, à noite –
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.”
Ah, poeta, como tu cantastes bonito a nossa terra! Ela, verdadeiramente, tem primores e encantos como em nenhum outro lugar do mundo! “Modéstia à parte, seu moço, minha terra é uma belezinha...” (cit. João do Vale)
Bom... claro que tem inúmeros lugares belos nesse planetinha azul, mas em nenhum deles sinto o que sinto quando vejo a minha São Luís – fazer o quê, né, eu nasci nessa ilha onde o calor impera e o mar sempre está a beijá-la com suas ondas bravias... onde as pessoas se cumprimentam com abraços apertados... onde eu tenho amigos especiais... um lugar que eu olho ou penso e logo digo: “Aqui é a minha casa!”
Hoje passei pela Ponte do São Francisco (José Sarney) e o mar estava lindo! Cheio, com o sol forte do início da tarde batendo nas águas acinzentadas e com aquelas embarcações à vela passando no horizonte. Ah! Essa é uma das cenas cotidianas da minha cidade que mais AMO! Tem muitas outras, mas essa em especial faz eu dar um suspiro bem profundo e soltar um murmúrio: “Obrigada, Deus, por me fazer nascer aqui!”
Só quem mora em São Luís ou já passou pela ilha sabe o que digo, sabe o que sinto. Então, minha gente, é isso: um post para homenagear a minha ilha! Muitos outros ainda virão - sabe como é esse negócio de amor e paixão...
“Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.”
(Gonçalves Dias, em "Canção do Exílio")
Posted by Picasa
7 comentários:
Esse cenário é mágico mesmo.
Temos tantos outros, o por-do-sol do antigo restaurante "Tia Maria", é ímpar!
Minha querida, um beijão pra vc.
Sua conterranea,
Ana Cláudia.
Ei querida Samme
Estive ausente muito tempo deste mundo blogarquico, mas estou aqui e volta... e me deparo como um texto que expressa o sentimento de todo aquele que é apaixonado por essa terrinha que apesar de tão maltratada é tão nossa. Tenho chegado a conclusão depois de viagens e mais viagens... o quao lodovicense sou, o quanto o Maranhão faz parte de minha vida...
"Não permita Deus que eu morra sem que eu volte para lá"
Jana
Já rodei por muitos lugares, mas concordo com você, São Luís é maravilhosa mesmo.
Belo post no blog do Diogo, nem precisei acrescentar nada!
Um abraço!
Oi, Same,
um dia eu ainda vou a Sao Luis.... pode me esperar que eu apareco aih! Deve ser muito bonito mesmo...
Abracao,
Lucas (amigo do Diogo)
Ah! Errei seu nome! Eh com 2 mmmmms neh :)
Beijos Ana e Jana. Você são muito queridas.
Will, grande abraço e bem-vindo. A qual post você se refere???
Lucas!! Que bom tê-lo aqui. Adoro o teu blog. De verdade. Suscinto, mas muito bacana. Quando quiser vir à São Luís, não tem grilo. É só dizer que vc terá ótimos anfitriões e cicerones. Até lá, o Diogo já vai estar por aqui e a gente te leva pra conhecer a nossa ilha de encantos. Fechado??? Abração.
Esse lugar é simplesmente maravilhoso, encatador que serviu de inspiração para muitos autores sendo considerada "atenas brasileira". Ilha do amor, onde a beleza e a simplicidade se fazem presente.
Postar um comentário